29/05/2013

Youkais - Criaturas misteriosas...



A palavra Youkai é muito abrangente,incluindo aí toda criatura que não seja natural, ou qualquer pessoa que possua um dom especial. Como mesmo significado de Obakemono, Youkai é então traduzido como “Criatura Sobrenatural”. Como já avisado nos livros de Trevas, é recomendado ao Mestre grande cautela ao inserir estes seres em uma campanha, pois eles poderão acabar facilmente com o clima de suspense caso sejam mal utilizados. Eles sempre serão mesmo os mais ordinários, criaturas fabulosas e merecedoras de admiração e temor por qualquer um que as veja.

 É muito difícil uma pessoa comum se encontrar com um Youkai e notar que ele não faz parte de seu mundo, uma vez que quase todos envolvem-se com o mundo dos mortais sob disfarces e redes de contatos que os mantém incógnitos. O encontro com um deles será sempre algo surreal e inesquecível, principalmente se eles foram oponentes aos personagens.

Somente membros de ordens místicas ou os próprios Youkais conhecem a existência deles, relegando aos mortais procurarem por informações desencontradas sobre eles em lendas e diários de loucos e bêbados. As proporções de Youkais com relação aos mortais comuns segue um pouco o raciocínio ocidental, embora a quantidade de certos Youkais seja inacreditavelmente maior que no Ocidente. Os Hanyu, por exemplo, podem ser encontrados em praticamente todo lugar, embora nem mesmo eles próprios saibam que são hanyu. Outros Youkais, como os Shuudouin, Baoxien, kotan-nukur, Herukas, tatsu e amanohara, não serão conhecidos pelos personagens provavelmente tão cedo.

Parem um instante e pense... Pode ter um youkai passando a poucos metros de você mais você não tem o dom para poder enxergá-los. “Muitas historias falam que somente pessoas com um espírito forte conseguem enxergá-los, mais como foi dito anteriormente Youkais so podem ser percebidos por eles mesmos ou por membro de uma ordem mística”.

O modo correto d esse escrever e “Yõkai”, mais muitos usam “Youkais”, essas criaturas também podem ser chamadas de Onis, Bakemonos. Hoje Youkais não são mais considerados ameaças (isso desde 2000 a.Q) por isso agora recebem o nome de Yakusa (particularmente eu achava mais legal Youkai kkk...)

O Youkai mais conhecido da História foi Naraku, um Gouki que construiu o Reino de Bakemon de Taoshinen milhares de anos atrás. (Naraku virou um dos personagens de um anime da bastante sucesso chamado “Inuyasha”, sendo o vilão da serie.)

Os Goukis, "demônios famintos", comem almas e corações, para aplacar a fome, de preferência as das crianças, que são mais puras, fracas e mais suscetíveis aos ataques.
Existem muitos tipos de Youkais, embora as pessoas acreditem que são monstros terríveis  na verdade eles vivem entre nós muitas vezes passando desapercebidos.

Aqui alguns exemplo de Youkais que mais aparecem em historias, mangas e Animes:

Kitsunes

Acredita-se que as Kitsunes possuem uma inteligência superior, vida longa e poderes mágicos. Elas são um tipo de yokai, ou de entidade espiritual. Existem duas classificações comuns de kitsune. A zenko que são raposas benevolentes, celestiais associadas ao Deus Inari; elas são chamadas às vezes simplesmente de raposas de Inari. Por outro lado, as yako tendem a ser mais maliciosas.

Fisicamente, kitsune são lembradas por ter nove caudas. Em geral, um maior número de caudas indica uma raposa mais velha e mais poderosa; nos folclores dizem que uma cauda crescerá após que a raposa viver 100 anos. Um, cinco, sete e nove caudas são os números mais comuns nas histórias. Quando uma kitsune recebe sua nona cauda, sua pele torna-se prateada ou dourada. Estas Kyubi no Kitsune (raposa de nove caudas) ganham a capacidade de ver e ouvir qualquer coisa em qualquer lugar no mundo também adquirem sabedoria infinita.

A kitsune é, sem duvida, um dos yokais mais poderosos da mitologia japonesa. Uma das suas habilidades mais comuns é a de mudar de forma. Geralmente a de uma jovem e bela mulher (independentemente do gênero a da idade atual da raposa), mas há estórias e relatos de kitsunes assumindo outras formas, como um velho, uma criança, ou formas ainda mais fantásticas, como uma árvore de altura incrível ou um segunda lua no céu.

Outras habilidades sobrenaturais comumente atribuída ao kitsune incluem bocas ou caudas que gerem fogo ou relâmpago (conhecido como kitsune-bi, literalmente, a cauda da raposa), a manifestação voluntária nos sonhos dos outros, vôos  invisibilidade, e a criação de ilusões tão complicado que é quase indistinguível da realidade. Alguns contos falam de kitsune com poderes ainda maiores, capazes de manipular o tempo e o espaço, e levar pessoas à loucura. Outras têm características que lembram vampiros ou súcubos e se alimentam da vida ou o espírito dos seres humanos, geralmente através do contato sexual.


Tengus

Os tengus moram nas árvores das regiões montanhosas, vivem em colonias chefiadas por um rei tengu, servidos por tengus mensageiros ou "folhinhas". Fisicamente, são meio humanos, meio aves: possuem, ao mesmo tempo, asas e narizes muito compridos. Às vezes, aparecem de cor avermelhada, com uns mantos feitos de pena ou de folhas e uns pequenos chapéus negros. 

Bons espadachins, mostram-se, psicologicament, mais travessos do que maus. Os tengus estão entre as criaturas mais estranhas e mais antigas. Descendem do irmão de Amateratsu, Susano-o; divindades menores, são no entanto respeitadas e temidas. Fica uma dica no anime: Murarihyon no Mago, tem varias especies de youkais, tem todos os youkais citados neste post... Um anime muito bom mesmo! 


Kappas

Os kappas vivem nos rios, nos pântanos e nos lagos e são como vampiros, alimentando-se de sangue de cavalo, de boi e até do sangue humano. Alguém que fosse encontrado morto por afogamento era logo tido por vítima de um kappa, assim como qualquer criança ou adulto que se afogasse e cujo corpo não fosse achado. 

Os kappas são ainda conhecidos por cumprirem suas promessas. Apesar de possuírem muitos hábito desagradáveis, primam pela boa educação.O kappa é mais inteligente do que o oni. Não é completamente malévolo: pode ser apaziguada pelo homem e possuem certos dons, entre os quais o de endireitar os ossos. Os Kappas realmente se parecem com macacos, só que não têm pelo. Têm mais ou menos o tamanho de uma criança de 10 anos e uma reentrância no alto da cabeça que é a sua principal marca distintiva. Se a água que se encontra nessa reentrância for derramada, o kappa perde imediatamente os seus poderes.


Yuki-Onna

Ela é a Mulher das Neves, e representa morte. As Yuki-Onnas cantam para seduzir os homens, fazendo-os se perder nas nevascas e morrer congelados. 

Frequentemente elas aparecem na forma de mulheres belas e jovens, e em muitas lendas elas se apaixonam por homens e se aproximam deles, casando-se e constituindo família, tendo filhos, inclusive. Entretanto, a história de amor sempre finda com o desaparecimento dela num dia de maior bruma ou de tempestade, provavelmente quando o chamado de seu mundo se torna mais forte.

Onis

Outra raça proveniente do Makai, os Oni são muito semelhantes aos Ogros europeus: grandes, selvagens e comedores de carne humana. Costumam possuir chifres, utilizar grandes clavas e vestir trapos de pele de animais. Seus traços faciais os fazem parecer com os Orcs europeus,embora não sejam raros os Oni que possuem cabeça de boi ou de cavalo.

Uma das raças mais afetadas pela decadência do Makai, consideram-se em extinção e buscam a todo custo manterem sua cultura ainda viva, pois são também Espíritos Iluminados como seus parentes Daemons. Diferente do que acontece no Ocidente, não é tão raro encontrar Oni convertidos às religiões dos planos superiores e aliados a entidades de Amaterasu, Katmaran e principalmente Shang-Qing.




Yama-Uba

Yama-uba parece uma mulher velha, geralmente muito feia. Seu cabelo despenteado é longo, branco e dourado, e seu kimono ( geralmente vermelho ) é sujo e esfarrapado. Sua boca dizem que às vezes se estica de uma orelha a outra, e algumas representações dão-lhe uma segunda boca no topo de sua cabeça. Ela é capaz de mudar sua aparência, ela usa essa tática com grande sucesso para capturar suas vítimas.

Yama-uba habita as densas florestas das montanhas do Japão. Várias regiões a tem como um nativo, incluindo Sabana ( onde ela é suposto ter vivido em uma caverna na base do Monte. Nabekura ), a região de Tohoku ( norte de Honshu ), e as Montanhas Ashigara. A maioria das histórias dizem que ela vive em uma cabana.

Yama-uba ataca turistas que se perderam na lugar onde ela habita. Sua tática exata para pegar a vítima variam de história para história. Às vezes, ela muda de aparência para a de uma mulher bonita ou possivelmente para um ente querido da vítima. Outras vezes, ela mantém a sua forma de bruxa e desempenha o papel de uma mulher indefesa de idade. Uma vez que ela ganhe a sua confiança, ela muitas vezes o mata, abre a vítima e começa a comer-lo ali mesmo. Ela é capaz de animar os seus cabelos ( ou transformá-lo em cobras, segundo algumas lendas ) e usá-lo para puxar a presa para dentro de sua boca. Ela também pode se oferecer para "ajudar" a alma perdida e em seguida, levá-lo para uma área perigosa da montanha onde a mata e a devora. Alternativamente, ela pode convidar a vítima a conhecer sua cabana e lá o mantém preso. Uma vez que o viajante desafortunado é suficientemente engordado, ela ataca. Além de matar os adultos, Yama-uba é frequentemente acusada de ser a causa de crianças desaparecidas, pais costumam usá-la como uma espécie de bicho-papão.


Yó, chegamos ao fim de mais um post post esse que você exagerou um poco né Diego, Pessoal quem tiver algum complemento que possa ser colocado aqui, me avise!

Este trabalho pode te dar uma noção mais completa de tudo

Quero saber a sua opinião o que você achou do post?
Comente!


Um Abraço.
Compartilhe com seus amigos:

2 comentários:

  1. kkkkkkkk, ja pensou eu topando de frente com um tenguns loko d+++
    ficou otimo

    ResponderExcluir
  2. vocês poderiam colocar sobre o bekomata?Eu ficaria muito grato (se não colocasse uma imagem assustadora)

    ResponderExcluir

Comente,comentários incentivam quem traz o conteúdo mais sem sentido para esse blog! Gostamos de saber a sua opinião ou apenas ler o que vocês têm a dizer!
Ninguém nunca segue isso,mas por favor,sem comentários ofensivos ou grosseiros. Críticas são bem vindas,se forem construtivas.