09/12/2014

Escrevendo um mangá #1 - Materiais!

DEÉEEELÍCÇIAAA
Hallo Kinder meines Herzens! Relex no acrilex? -q Eu estou num bom humor capirotesco hoje, mesmo que eu tenha acordado às sete da manhã para fazer a recuperação de história e quase taquei o celular na parede, porque não é agradável acordar com Danse Macabre (Camille Saint-Saëns) no seu despertador, por mais linda que essa música seja -q Meu bom humor está tão bom hoje que estou fazendo essa postagem cantando, eu estou tipo: *escreve* "GOOOOOOD NIGHT DEMOON SLAYEER GOOD NIGHT~". E ah, eu já ia me esquecendo, olhem a imagem do post que linda -q Comecei a assistir D Gray Man e achei o Komui um divo -q E ah, D Gray Man é muito bom, assistam que vale a pena! (falou a tia que está ainda no sétimo episódio ¬¬).
Enfim, faz muito tempo que eu não trago algum tutorial que não tenha a ver com HTML e essas coisas. Eu realmente estava sentindo falta de trazer algo ao blog que envolvesse desenho, então eu decidi fazer uma série de postagens e a cada vez trataremos de um tópico diferente. Hoje vamos falar sobre os materiais necessários (sério Nyu? Pensei que ia ser algo sobre como o Komui é gostoso -q). Sem mais delongas, boa leitura!


 Lápis
 Existem diversos tipos de lápis, hb, 2b, 6b... E cada um deles tem uma dureza diferente e é preciso ficar atento a isso, por exemplo, você não pode fazer um esboço com um lápis 6b. Aqui estão alguns dos lápis que costumo usar para os desenhos que faço:

Hb- Esse lápis é um intermediário entre os demais que podem ser mais duros ou mais macios. É um lápis comum para escrever e é ideal para fazer esboços. Se você quiser, poderá usar um lápis de dureza superior (H, 2h) que é mais claro.

4b- O lápis 4b é mais macio, ou seja, é mais escuro. Gosto de utilizá-lo para fazer sombreados em geral e fica muito bom.

6b- Esse aqui é o mais divino lápis que poderia haver, em minha opinião. É mais macio que o 4b e é bom de usar para fazer o contorno dos desenhos definitivos. Não é muito bom forçá-lo muito, pois pode danificar o papel.

Uma dica sobre os tipos de lápis: Há três "classes" diferentes de lápis, estas são h, f e b. Lápis do tipo H têm dureza superior e traçado mais para o lado acinzentado, enquanto os lápis B possuem maciez maior e têm o traçado mais escuro. O F representa um lápis de grafite fino.

Borracha
Borracha sem sombra de dúvida é um item fundamental, mas é preciso ficar atento a que tipo de borracha comprar. Em uma papelaria qualquer você pode encontrar uma infinidade de borrachas diferentes, mas isso não quer dizer que você possa comprar qualquer uma pois há borrachas e borrachas e nem todas são boas.
Eu recomendo que a borracha a ser comprada não seja colorida (pois pode soltar tinta e manchar a folha) e que não esfarele. Borrachas plásticas são as melhores a ser utilizadas e eu recomendo especialmente a da marca Mono, igual a que está na imagem acima. Essa borracha é excelente, apaga melhor do que qualquer outra que eu já tenha visto antes e não esfarela. Ela não é muito cara, mas só pode ser encontrada em lojas que vendem um materiais de uso mais profissional, talvez pelo fato de ser uma marca japonesa.

Apontador
O apontador é algo necessário e que também necessita de bastante cuidado ao comprar, pois há alguns que têm a lâmina tão ruim que só servem para diminuir o lápis e nada mais. É bom utilizar um apontador da mesma marca que o lápis que você usa, pois podem ocorrer problemas. Eu tenho dois apontadores, um para lápis da Faber Castell e outro para os lápis da Staedtler, pois eu não consigo utilizar o apontador de uma marca para o lápis de outra. Não aponta direito. 
Sobre os apontadores da Faber Castell: eu recomendo aqueles que são retangulares, pois são mais resistentes que os de lixeira redonda. (Eu tive um de lixeira redonda e ele parecia frouxo e a lâmina não apontava nada -q).
Gosto também daqueles apontadores sem lixeira e de metal, eles são muito bons e apontam qualquer coisa, mas não lembro a marca -q

Canetas nanquim descartável
Essas canetas são excelentes para fazer contornos detalhados, principalmente pelo fato de que elas existem com pontas desde tamanhos menores aos maiores. Eu tenho duas dessas (ou melhor, tinha, porque acabou a tinta -q) uma de ponta 0.5 e a outra de ponta 0.7, exatamente iguais à essa da imagem acima. Elas são boas porque se você souber como usar, elas duram bastante tempo e não borram. 
O problema delas é que não se acha para vender em qualquer papelaria, pois, assim como a borracha antes citada, é encontrada em lojas que possuem materiais mais profissionais.
Se você não encontrar, também há uma opção que não é lá essas coisas, mas que é boa para desenhar e você encontra em qualquer papelaria: caneta Stabilo. Essa foi a primeira caneta fina que usei para fazer contornos e dá um resultado interessante.

Pena e nanquim 
Esses materiais não são realmente necessários para desenhar, estão aqui mais por uma questão de estética. Eu gosto muito de usar nanquim nos meus desenhos em geral pois ele dá um resultado interessante e muito bonito. Esse é o tipo de tinta que deixa os desenhos incríveis e normalmente é utilizada por mangakás. 
A pena é muito boa de se usar também, pois tem um traçado fino e bonito, é legal utilizar para desenhar fundos ou contornos mais detalhados. Vale lembrar que quando se compra a pena, a ponta vem separada do cabo, você paga por peça, mas não fica tão caro.
Sobre o nanquim: se você quiser comprar, não pegue o de uso escolar. Aquela desgraça mais parece água preta do que tinta -q Compre alguma coisa de uso superior. O meu nanquim é um semiprofissional chinês (o da imagem acima é o meu -q) muito bom e que não saiu muito caro, mais ou menos uns cinco reais. 
Estes são materiais que você também não encontrará em papelarias comuns.
Para usar o nanquim você deve tomar cuidado, pois borra muito fácil, principalmente se você for canhoto -q Eu já borrei muitos desenhos por causa disso e não tem como ajeitar ou cobrir.
Estes itens não são necessários, é apenas uma dica.

Estes são os materiais que eu comumente uso para desenhar e todos dão resultados muito bons. Eu comprei todos os materiais citados acima em uma loja aqui em Curitiba e que tem um site onde eles também vendem, é uma loja ótima! Aqui está o link (www). 
Espero que tenham gostado da postagem e em breve eu voltarei com a próxima parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente,comentários incentivam quem traz o conteúdo mais sem sentido para esse blog! Gostamos de saber a sua opinião ou apenas ler o que vocês têm a dizer!
Ninguém nunca segue isso,mas por favor,sem comentários ofensivos ou grosseiros. Críticas são bem vindas,se forem construtivas.