31/01/2016

Falando sobre a viagem à Gramado!

Hallo, Kinder! Se é para a tristeza de todos e a infelicidade geral da Nação, estou pronta! Diga ao povo que voltei à blogosfera -q. Dom Pedro I se revirou no túmulo, mas não aguentei. A ideia de falar isso aqui na introdução foi tão intensa que não deu para segurar tamanha bobagem -q. Cá estou eu novamente após uma jornada de uma semana até as longíquas e remotas terras gaúchas (?) para encher-vos as paciências! A postagem de hoje é uma completa novidade aqui no blog, então espero que gostem! Decidi dessa vez falar um pouco sobre a viagem que andei fazendo nesta última semana, para compartilhar um pouco da experiência que tive por lá e também porque EU PRECISO CONTAR PRA DEUS E O MUNDO COMO GRAMADO É SAMBANTE -q. Agora cliquem neste maravilhoso leia mais e tenham uma excelente leitura!


A arquitetura, a aparência da cidade
Logo que cheguei à cidade me surpreendi com a arquitetura do local. Já havia ouvido falar que Gramado era uma cidade linda, mas não pensei que fosse tão bonita assim. Muitas construções -principalmente na parte central- seguem aquele "padrão alemão" (não faço a mínima ideia de como se chamam construções desse tipo -q) e são extremamente bem cuidadas, não há nada de pintura descascada ou reboco fazendo aparição pública: tudo é impecável. Até mesmo o prédio da prefeitura é um charme, sem brincadeira (prédio sambante da prefeitura).
Além das casas e outras construções impecáveis, também devo falar sobre as ruas: elas são extremamente bem cuidadas e organizadas, não há nada desordenado ou algo do tipo: é tudo tão caprichoso que até plantas são postas no meio de algumas ruas -como pode ser visto na imagem acima- e estas só deixam as ruas mais bonitas e agradáveis aos olhos, dando um ar extremamente vivo ao local.

Rua Coberta, um lugar 10/10. 
Uma rua que não dá para entender, ela é um monte de curvas -q
Os motoristas não saem te atropelando
Uma coisa que achei sensacional em Gramado é que os motoristas são pessoas extremamente educadas. Todo mundo para os carros para os pedestres passarem, o que é incrível. Lá em Gramado não tem essa de esperar a boa vontade de alguém parar para você na travessia elevada, ou de esperar o sinaleiro ficar verde para o pedestre: você vai atravessar e os motoristas param quase que instantaneamente, com grande normalidade. 
Foi uma surpresa quando fui atravessar uma rua a primeira vez por lá e o motorista parou, já que estou acostumada a esperar que os carros estejam a uma distância boa para poder atravessar sem ser atropelada ou algo do tipo -q. Mais surpreendente ainda do que isso foi ouvir um homem que estava em uma vã falar para mim e outros turistas que aguardavam para atravessar a rua que "é só passar direto". 

É tudo limpo!
Outra coisa que achei muito bacana em Gramado é o fato de que é tudo limpo por lá, tudo mesmo. Como vivo em uma cidade grande, é normal ver lixo jogado de um lado para outro, aqueles chicletes que estão há milênios grudados no chão e até mesmo coisas exóticas que nem sei o que estão fazendo largadas na rua -como meias e roupas (?)- e por causa disso me senti no paraíso quando estava em Gramado. Não tem uma embalagenzinha sequer rolando solta no chão ou algo do tipo: lixo no chão é inexistente por lá, você não chega nem a ver sacolas de lixo aguardando para ser recolhidas pelo serviço de coleta. 

730 fucking degraus e uma cascata! 
A escadaria do Parque do Caracol foi a maior que já utilizei durante toda a minha vida e esta foi uma experiência que realmente valeu à pena, tanto pelo fato do número de de graus ser gigantesco, quanto pela recompensa que há no final: poder ver a Cascata do Caracol, que é realmente muito bonita. Gostei bastante de descer a escadaria em si, uma vez que ela te deixa pertíssimo da natureza e também porque ela chega a dar um "friozinho na barriga" bem de leve, pois ela é um tanto quanto íngreme e parece que a qualquer momento você vai escorregar e vai descer tudo de bunda (sem dizer que é meio alto -q).
O mais estranho de todo o percurso -tanto o de ida, quanto o de volta- foi que eu não fiquei realmente cansada ou fiquei com dores nas pernas, o que era o que eu não esperava -q É, acabei descobrindo que estou menos sedentária do que eu imaginei que estaria jkfldkfjdkslf.
Bobeiras à parte, vamos dedicar um parágrafo à cascata: ela é incrível. É uma queda de pelo menos uns cem metros de altura ou mais -estou chutando- e que realmente vale a pena ser vista. Você pode ver a água caindo como se estivesse em "camadas" e toda a movimentação da água é tranquilizante. Dá vontade de ficar olhando toda aquela água cair para sempre -q

A cascata vista de um mirante
Após descer todos os degraus
É, o negócio é sério -q
Mais coisas que andei vendo e fazendo no Parque do Caracol
Quando fui visitar o Parque do Caracol pensei que tivesse apenas a cascata a ser vista -é, pois é, eu realmente não pesquiso sobre os locais antes de visitá-los- e quando cheguei lá vi que havia muito mais a ser visto por lá. Havia trilhas que levavam para outros locais, como a "prainha" que é basicamente a beira do rio que irá dar na cascata e também há uma sequência de "quedas menores", que fica próxima às ruinas de um moinho e são muito bacanas.
O caminho para chegar até as "quedas menores" que mencionei é um tanto quanto tenso -q. Tem tanto barro naquele negócio que se você não tomar cuidado, poderá escorregar ou só se atolar mesmo -o que foi o que aconteceu comigo kwdhfdkjfh- e apesar de isso ser um tanto quanto perigoso (especialmente por ser do lado da água), confesso que achei um tanto quanto divertido toda a proeza de se agarrar em uma árvore para não correr o risco de escorregar e também o fato de que a borda do meu sapato passou de branco para marrom em um segundo -q.

Perto das ruínas do tal moinho
Outro lado -q.
A vista da prainha.
Algumas coisas mais
Decidi que seria interessante reservar um espaço para coisas que notei durante a viagem e também mais algumas fotografias que ficaram sobrando aqui na pasta, mas que gostei demais para não publicá-las ou algo do tipo -q. Enfim, essa aqui é a sessão de extras da postagem e também de informações sobre a viagem.

Levar um saco de dinheiro é necessário
É incrível como tudo por lá é caro, principalmente quando se trata de estabelecimentos que estejam mais próximos do centro ou na rua principal. Almoçar lá foi quase um desafio, já que eu não sou a grande ostentadora das granas infinitas -q. Os restaurantes -a maioria deles- têm um preço de fazer os olhos saltarem para fora do lugar deles, assim como umas lojas de chocolate. Logo na primeira loja de chocolate em que passei acabei gastando em torno de quarenta reais com quatro barras de chocolate, então imagine só se não é necessário levar um saco de dinheiro para lá -q. 

Não tem mendigos na cidade
Se há uma coisa que não vi a viagem inteira foram mendigos. Não tem nenhum. Nenhum mesmo. Isso foi uma grande surpresa, já que é normal vê-los em grande maioria das cidades brasileiras e também porque aqui em Curitiba já estou acostumada a ver uns e outros com certa frequência. Isso realmente me lembrou aqueles filmes de utopias e coisas do tipo, sei lá -q.

Aonde estão as panificadoras?
É, é isso mesmo -q. Durante toda a viagem eu não vi uma panificadora sequer -a do mercado não conta- e eu realmente fiquei intrigada com isso. Aonde elas se escondem lá em Gramado? Andei razoavelmente bastante e não encontrei nenhuma -q.

Dança folclórica alemã, yay!
Essa parte foi uma das que mais gostei da viagem. Eu estava indo até o banco com a dona senhora minha mãe e no caminho vimos um pessoal com roupas de alemão, o que nos chamou bastante a atenção (rimou, uhul!), então após voltarmos do banco decidimos esperar um pouco e acabamos vendo uma apresentação que foi muito bacana. O pessoal que se apresentou estava fazendo uma espécie de curso de uma semana sobre danças folclóricas alemãs e, no final deste, eles se apresentaram na Rua Coberta (aquela rua divosa -q).
Gostei bastante de assistir e foi bastante divertido, ainda mais na parte final, onde pessoas que estavam no público dançaram... INCLUSIVE EU! -q No começo eu estava mais perdida do que cego em tiroteio, pisei no pé de um cara e tal, mas mais para frente fui pegando o jeito e o negócio ficou mais legal do que nunca! Gostei tanto de dançar que agora estou olhando seriamente para entrar em algum grupo folclórico alemão, pois é -q. 
Gravei todas as danças, só que infelizmente elas não ficaram lá muito bem gravadas, então não deu para colocar aqui -q. Para começar deu curto-circuito na iluminação da rua e ficou um tanto quanto escuro, tinha um tiozão que ficava metendo a cabeça na minha gravação e para ajudar as partes traseiras de um dos rapazes que estava dançando ficou aparecendo no meio da tela durante um bom tempo, então imaginem só -q.

Fotografias extras
Aqui estão algumas fotos que tirei durante a viagem e que ficaram voando sem um lugar específico e que não há como não postá-las, então aqui estão elas! 

Uma das várias estátuas que há em frente a Igreja de São Pedro.
Quase caí na água para conseguir esse ângulo -q.
O interior da Igreja.

Um dos vitrais.
Uma gata que encontrei em Nova Petrópolis. Um cara achou engraçado
que eu estava fotografando ela dkjfdlkfjd.
Um gato que achei na rua do hotel -q
Neblina, uhul!
Escada que dava na torre de uma
igrejinha em Nova Petrópolis.
Anelzão maneiro que minha mãe comprou lá para mim -q
Cemitério em um parque em Nova Petrópolis. 
É só isso por hoje, meu povão! A postagem ficou um tanto quanto grande, tudo culpa das figurinhas infinitas -q. Espero que tenham gostado dessa ideia de falar um pouco sobre minhas viagens aqui no blog, seria muito interessante trazer mais conteúdo assim aqui no blog. 
Até logo!


E ah, o cara da dança alemã é o meu crush. É o meu crush, definitivamente -q.

4 comentários:

  1. Kamisama, mesmo tendo indo de viagem você consegue postar mais que eu! '-' Aliás, eu ia comentar no post anterior que adicionei quase todas as músicas ao meu top de favoritos, sendo que adorei especialmente a última, a Rosmarin. Mas este post está genial e é ele que me dedicarei a comentar, afinal, parece que a sua viagem não só rendeu inspiração como foi algo que a deixou surpreendida pelo positiva, mesmo quanto à aparência da cidade ^^

    Eu nunca tinha ouvido falar muito de Gramado, mas realmente a arquitetura é linda, e parece que a cidade está em bom estado também. Sambante é a favor, e o prédio da prefeitura é a maior fofura de sempre! :3 ADORO.MESMO.MUITO. cidades em que há árvores e plantas nas ruas, transmitem mais vivacidade, mesmo "maquinização" e mais harmonia com a natureza. "Foi uma surpresa quando fui atravessar uma rua a primeira vez por lá e o motorista parou, já que estou acostumada a esperar que os carros estejam a uma distância boa para poder atravessar sem ser atropelada ou algo do tipo -q" Eu nunca esperaria, também ficaria bem surpreendida! Ainda bem que é assim, mais lugares deviam seguir o Gramado como exemplo! E como assim você já viu meias e roupas na rua?...

    E deve ter sido um quanto emocionante descer essas escadas altíssimas sendo elas um pouco íngremes, deve parecer uma aventura no meio da natureza >.< E raios, eu provavelmente ficaria beeeeeem cansada, não sei como é que não ficou. Aliás, eu vi aquele aviso da foto e li logo as letras vermelhas: "Não recomendado para (...) sedentários". Ups, acho que não seria o percurso certo para mim! Nunca vi uma cascata assim "tripartida", mas agora pergunto-me porquê que se chamará cascata do Caracol. Só se fôr por causa do nome do parque mesmo, porque a forma não lembra um caracol em nada rsrsrs Não que eu viaje muito, mas também não sou de pesquisar sobre os locais antes de visitá-los - assim as chances de o local superar as minhas expectativas são maiores ^^

    Sobre os extras da postagem, como aqui na Europa se usa o Euro e eu não sei qual é a equivalência em reais, diga-me por quanto ficaria aí comprar normalmente 4 barras de chocolate para eu ter noção do quanto 40 reais é caro :) Já isso de não ter mendigos pode de facto ser algo ótimo e significar que
    as condições da cidade são ótimas para toda a gente, MAS também pode não significar: por exemplo, uma vez houve um evento qualquer aqui na Europa onde a cidade escolhida, "ficar bem na fotografia", decidiu tirar os mendigos da rua... prendendo-os. Acho que também matou ou levou para um canil animais abandonados. O que é desumano. Acho que aqui a palavra "panificadora" não existe, mas deve ter algo a ver com pão, certo? As danças folclóricas parecem ter sido bem interessantes - palpita-se que sejam algo parecidas com as portuguesas - e da forma que descreveu, quase dá vontade de ter estado lá a presenciar, principalmente nessa rua épica. Não, eu não sei dançar. Ah, e gravações assim são completamente hilárias ;)

    Eu também adoraria que trouxesse mais conteúdo assim para o blog. Jaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como eu consegui fazer todas essas postagens ficarem prontas, sério -q. Comecei a fazer tudo um ou dois dias antes de ir viajar e considerando que eu demoro eras para terminar um post, já dá para ter uma ideia de como foi. Que bom que gostou das músicas! Rosmarin é incrível! Essa viagem até Gramado foi excelente, não poderia deixar de fazer uma postagem, afinal havia tantos detalhes a compartilhar.

      Para falar bem a verdade só conhecia Gramado como o lugar dos chocolates, que era uma cidade bonita e mais algumas outras coisas e por isso foi uma grande surpresa quando cheguei lá -q. Não achei que o local fosse tão bonito. Também gosto muito de cidades onde há plantas nas ruas, compartilhando o espaço com as construções. Fazer isso dá um ar mais leve aos locais, penso que todas as cidades deveriam colocar um pouco mais de verde em suas ruas.
      Ter quase todos os motoristas parando para eu passar foi algo sensacional! É uma raridade ver o pessoal parando para os pedestres aqui onde moro -q. Realmente, mais lugares deveriam seguir este exemplo!
      Ah, isso é algo que nem mesmo eu entendo -q. Algumas vezes estava passeando pela minha cidade quando encontrei coisas como casacos jogados aleatoriamente na rua ou até mesmo meias, como se simplesmente tivessem esquecido-as na calçada. Não dá para entender isso dfjdklfjd.

      Descer as escadas foi uma parte incrível! Você tem que ser um tanto quanto cauteloso na hora de descer, principalmente porque é íngreme e também porque há um momento em que você vê tantos degraus que nem sabe mais aonde está pisando. Se você for devagar não há problemas em descer toda a escadaria, tanto até que boa parte do pessoal que vi por lá não estava nas melhores condições físicas -nem mesmo eu-. Também me pergunto o porquê da cascata e do parque terem esse nome, sabe? Pensei que teria algo com formato de caracol por lá, ou que houvesse bastantes caracóis, mas não vi nada disso -q. É exatamente por isso que não pesquiso sobre os locais antes de visitá-los!

      Bem, o Euro é uma moeda bem cara em comparação o Real, o que quer dizer que quarenta reais seria algo bem em conta para cidadões europeus. Segundo o conversor de moedas que utilizei, quarenta reais equivalem a €9,23.
      Sim, pensei também nessa parte que não é boa sobre o fato de não ter mendigos, mas também não vi nada do tipo nas cidades vizinhas -que não são quase que totalmente voltadas ao turismo- então pode ser que as condições do local sejam boas, principalmente porque as cidades não são grandes.
      É, exatamente isso. Panificadora é exatamente a mesma coisa que padaria, o lugar que vende pão -e muita comida boa-.
      As danças folclóricas foram bem interessantes, realmente. Nunca havia visto nada do tipo e fazia muito tempo desde que queria ver uma apresentação dessas, foi uma bela de uma sorte -q. Também não sei dançar, minha coordenação motora é bem atrapalhada, diga-se assim. E como! Eu não sabia se eu ria ou se eu chorava quando vi que fiquei um bom tempo filmando o traseiro de um cara (e ainda ficou bem iluminado, já que eu estava filmando com o flash ativado -q).

      Trarei mais dessas postagens assim que eu fizer mais viagens!

      Excluir
  2. Uhuul, bem-vinda de volta, tia Nyu!

    Minha mãe e minha irmã viajaram pra gramado em 2014, elas disseram que é belíssimo mesmo! E bem friozinho. Parece uma cidade europeia, a arquitetura, o clima, tudo. Mas como elas foram no inverno, não viram essas partes de natureza e talz, só as partes que são mais divertidas de fazer no friozinho mesmo hahahaha

    O prédio da prefeitura é uma gracinha, gente! Que construções fofas, parece de filme ;_; Acho que sobre as ruas bem limpas e organizadas se devem em parte ao fato de ser uma cidade bem turística e pequena, ou seja, os caras usam a grana do turismo justamente pra deixar a cidade bem apresentável pro pessoal que vai conhecer.

    Ai meu deus, que sonho esses motoristas que respeitam os pedestres! E sobre a limpeza, deve ser um choque mesmo, bom, eu vivo em São Paulo, pensa num lugar sujo HAHAHAHA

    Adorei esse ponto turístico do Parque do Caracol <3 E eu AMO cachoeiras/cascatas, é muito gostoso! Na verdade eu gosto de ficar bem pertinho ou entrar na água mesmo, mas ver de longe assim também acalma - fora aquele barulhinho, né? E nem me fala isso de caminhos tensos pra chegar na natureza -q Eu fiz umas viagens com uns amigos doidos algumas vezes e eles queriam se enfiar em tudo que é trilha, cachoeira, caverna, mas apesar de ser meio perigoso, é também maravilhoso! Muito bom estar assim perto da natureza.

    E essa parte do dinheiro, é MUITO verdade! Minha mãe falou que tudo lá era muito caro, qualquer coisinha, qualquer loja, restaurante, tudo. A parte dos mendigos acho que vem na mesma questão das ruas limpinhas e organizadas, é uma cidade feita pra isso mesmo. E como panificadora você diz padaria? Se for, é bem estranho mesmo não ter nenhuma o-o

    E adorei essa parte da dança folclórica! Gostaria de ver um dia! <3 E uau, entra mesmo num grupo dessas danças, deve ser muito divertido! o/

    E ameeeei as fotos todas, ficaram muito bonitas, o lugar é lindo, enfim, quero muito conhecer! Da próxima irei com minha mãe e minha irmã ahushuahsuah

    Beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Realmente parece que estamos fora do Brasil quando visitamos Gramado. Tudo tão bonito, tão organizado! A parte ds natureza é uma das melhores, eu diria que é de certa forma imperdível -ê, olha só a pessoa que se mete no meio do mato mesmo que esteja nevando-.
      Eu fiquei olhando o prédio da prefeitura fixamente, sem brincadeira -q. Nunca imaginei que esse lugar fosse também uma construção bonita que parece ter saído direto daqueles livros infantis onde é tudo bonitinho. É verdade, a grana do turismo é bem utilizada para deixar a cidade do jeito que é. Eles investem e valorizam e muito nessa parte.
      Motoristas que respeitam os pedestres deveriam existir em todos os lugares! Até senti saudade de Gramado quando tive que atravessar a rua me destrambelhando hoje -q. Se eu já acho Curitiba uma desgraça quanto à limpeza das ruas, não quero nem ver como é a situação por aí jfhdjkfdjf.
      O Parque do Caracol foi uma das melhores partes da visita, eu diria. Também gosto desses lugares com cachoeiras/cascatas e ficar perto delas é incrível. Queria ter visto toda aquela água mais de perto, só que isso seria arriscado demais -q. Ainda preciso fazer umas viagens assim, mas tenho que encontrar umas companhias que gostem de se meter em lugares que oferecem esse certo risco.
      É incrível como as coisas são caras por lá. Fiz uma comparação dos preços de lá com os daqui e a diferença é gritante -q. Cinquenta reais que gastei em um restaurante incrível de lá davam para ir comer no meu restaurante preferido e ainda sobrava dinheiro jdewifjerlgkjrelg.
      Isso aí, me refiro à padaria. É realmente muito estranho eu não ter visto nenhuma por lá, afinal elas são um item sagrado -q.
      Dança folclórica é ó <3. Venha para Curitiba, vê que numa dessas você não acaba sabendo de alguma para assistir? Até já falei com a mulher de um grupo folclórico, quando eles voltarem de férias eu vou dar uma olhada por lá e quem sabe participar, o que seria muito interessante.
      Vá que a viagem vale muito à pena! As coisas podem ser um tanto quanto caras, mas há diversas coisas interessantes por lá e que valem ser vistas!

      Excluir

Comente,comentários incentivam quem traz o conteúdo mais sem sentido para esse blog! Gostamos de saber a sua opinião ou apenas ler o que vocês têm a dizer!
Ninguém nunca segue isso,mas por favor,sem comentários ofensivos ou grosseiros. Críticas são bem vindas,se forem construtivas.